quarta-feira, 29 de julho de 2009

A paixão pela redondinha...

Soa o relógio na Renascença...São 18h em ponto.

Começa o dia extra laboral. Manda a minha rotina que ao sair desta porta para fora tenho de me mexer o mais possível, pois é importante sentir que não vivo só para uma coisa.

Entro no carro, ligo o rádio e rapidamente a sonoridade musical absorve os meus pensamentos, já só penso na correria que vai ser o resto do meu dia.

Entro em casa e preparo o saco para aquilo que vai ser mais uma hora de diversão. Tudo é preparado ao mais ínfimo pormenor. Luvas arrumadas, chuteiras engraxadas, meias bem dobradas...tudo impecável, como se de um jogo a serio se tratasse.

Saio porta fora 2h antes da hora marcada, a ansiedade à muito que tomou conta de mim.
Sigo a caminho do destino programado, cruzo-me com F. na tasca.
Refresco-me, leio o jornal e olho o relógio umas 50 vezes.
Já me irrita o som da TV, dessas series juvenis, que prendem os jovens no sofá durante horas.

Ignoro...Perco-me no tempo e dou por mim a recordar as horas que passei a chutar a bola no meio da quinta...como era linda a nossa juventude...cheia de uma energia contagiante que contrasta com a inercia com que os jovens agora encaram a vida.

São agora 20h30 e já estou no campo, entro no balneário, e começo a relaxar...as brincadeiras e as conversas sempre animadas, nem que seja com disparates pelo meio, ajudam-me a ficar menos ansioso...

Nisto chega finalmente a hora...chuteiras e luvas calçadas, entro pelo campo...tenho a mais pura certeza de que não terei uma prestação brilhante, a bola nem sempre encaixa bem na minha luva, e os passes, apesar de mais certos, terão sempre um destino incerto...mas tenho a certeza que vou suar a camisola, vou seguir a redondinha seja qual for o pedaço de relva que esteja a pisar...vou vibrar com cada golo, gritar a cada falha defensiva, aplaudir cada finta...até vou dar conselhos aos adversários....

Enfim, assim é esta minha paixão...vibrante, dedicada...

No final, cumprimento os companheiros de equipa e os adversários...voltamos ao balneário para mais meia dúzia de conversas animadas....e sigo para casa...

Quando me deito na cama, sofro em silêncio...vai ser apenas mais uma noite com dores, nos joelhos, nos braços ou nas costas...mas não importa...pelo menos fiz o que gosto de fazer, senti o que gosto de sentir e vivi aquilo que durante muito tempo não consegui viver!!!

Pode não passar de um encontro semanal entre amigos, pode não ter o rigor clubístico de muitos profissionais. Mas é encarado com muita vontade...e alegria...sim, essa mesmo, a alegria que precisamos para vivermos o dia a dia com um sorriso na cara...
É essa alegria e essa vontade que fazem com que as dores sejam ignoradas, com que se arranje tempo quando ele mais falta e até com que a falta de jeito seja ignorada...

Quando se quer tem-se...quando se luta o mais certo é conquistar-se! Tenho dito...

Obrigado por tudo...uma hora por semana faz uma diferença enorme.

Bons Pensamentos.

1 comentário:

  1. Lembro-me em miúdo, de ter treinos às dez da noite e chegar a casa quase à meia-noite, estoirado, com dores musculares, arrastando-me para comer um jantar requentado, sozinho na cozinha, sabendo que teria de levantar-me às sete da manhã, para ir para as aulas. Recordo-me da irresponsabilidade de ir para os treinos, quatro dias depois de ter sido operado ao apêndice e recusar-me a ficar a ver os colegas jogar, sentado no banco. Todos esses esforços eram um preço ínfimo perto da paixão que tinha pelo jogo.

    ResponderEliminar