terça-feira, 7 de julho de 2009

Ambição vs Liberdade

Sou muitas vezes confrontado com as vontades do meu sub-consciente, mas quando penso na verdadeira utilidade dessas vontades acabo por perceber que é inócuo pensar que um dia poderei realizá-las.

Por vezes dou por mim numa encruzilhada entre o que quero e o que posso fazer e vejo que na verdade quem pauta a sua vida por princípios sérios, dignos e/ou decentes, acaba por perder liberdade no que diz respeito á concretização dos seus sonhos.

Claro que também há quem seja menos sério, quem diz ter determinado principio de vida e acabe por usá-lo só como fachada, para que possa ser aceite pelos outros, e acaba assim por viver uma vida antagónica, cujos actos de vida não têm qualquer ligação com os princípios morais que dizem por em prática no dia-a-dia.

Reza a história que quase todos os Heróis de outros tempos eram pessoas com episódios controversos na sua vida e com alguns princípios de vida duvidosos, por isso, pode haver quem pense que compensa ser assim ou "assado".

Não quero com isto dizer que tenhamos de viver de forma "fraudulenta" para sermos heróis, mas também não precisamos de ser como S. Nuno de Santa Maria, esse Mártir que tratava das feridas dos adversários de batalha.

Acho sim que podemos levar uma vida recheada de boas experiências mas os nossos princípios não podem nem devem ser beliscados.

Nem que seja apenas e só porque ser herói muitas vezes passa por levar a alegria junto de quem não a tem ou devolver um sorriso a quem não tem motivos para sorrir.



P.S.1: Obrigado Cristiano Ronaldo, reconheço-te como um futebolista fora de série, representante da nossa nação em todo o mundo, e esse principio de vida ninguém duvida que está a ser muito bem gerido.
Ontem senti orgulho em ser Português.


Bons pensamentos

1 comentário:

  1. Acho que estás a ver a questão da realização de sonhos, de uma forma menos correcta. Sim é verdade, que se colocarmos de lado os valores morais, podemos alcançar facilmente a realização mas a isso se chama batota.
    Os sonhos podem ser realizados, sem perdermos o rumo. É verdade que o caminho é mais truculento mas quando atingimos a vitória, esta não tem um sabor amargo mas a sensação de termos conseguido superar os nossos limites, por uma causa maior.

    ResponderEliminar